segunda-feira, 12 de julho de 2010

oi? tchau? ah!

Pois e, estou aqui, de volta nos estados. Levou tres dias e algumas adventuras inesperadas para chegar ate aqui, mas consegui! No fim passamos um dia extra em Johannesburg, Africa do Sul (durante o final do copo do mundo!) porque nossa aviao foi atrasada e o presidente de Mocambique passou a ser saindo do mesmo aeroporto como nos ao mesmo tempo que pretendiamos! Na verdade era bom que nossa viagem ficou um pouqinho estendida porque acho que meu grupo inteiro precisava de um tempinho mais para dar conta que a viagem estava acabando e nos nao veriamos mais.

Choque cultural reverso comecava antes do que sai do pais. O momento em que entrei no aviao para ir de Maputo (o capital de Mocambique) para Africa do Sul eu estava cercada por pessoas brancas! Ninguem estava olhando para mim. Tao. estranho.

E estranho entender tudo o que esta acontecendo em turno de mim e para o vaso descargar automaticamente e para uma refeicao custar $15 e para ter cinco opcoes diferentes de agua e para ser capaz e pedir o almoco por computador sem interacao humana nenhuma. (Todas sao coisas que enfrentei so no aeroporto em Nova York.)

Estou feliz para estar de volta e para ver minha familia e amigos de novo. Mas tenho saudades de Mocambique ja e especialmente de todas as pessoas queridas com quem passei as ultimas seis semanas.

Um comentário: